top of page

COP-28: Charter de Transição Net-Zero.

Hoje é quinta-feira, 9 de novembro de 2023.


A Presidência da COP-28 UAE Dubai apresenta a 'Net-Zero Transition Charter', incentivando o setor privado a tomar medidas climáticas significativas e a comprometer-se com uma maior transparência e integridade na sua jornada rumo às emissões net-zero.


"Esta Carta serve para encorajar as organizações a assumir compromissos e metas públicas de emissões net zero, sustentadas por alta integridade e qualidade, produzir planos de transição confiáveis ​​e transparentes e publicar relatórios periódicos, precisos, completos e transparentes sobre seu progresso. Para organizações no início da sua jornada para a neutralidade carbônica, esta Carta deverá funcionar como um farol, que ajudará a fornecer orientação sobre as medidas que podem ser tomadas para reforçar a sua posição para assumir compromissos de emissões net zero, críveis e transparentes, baseados na ciência".


Ao assinar a Carta, as organizações comprometem-se a divulgar / relatar:

(1) alinhamento com a meta net zero para 2050 de 1,5 graus e metas provisórias de redução de emissões, de forma científica, crível e transparente;

(2) um plano crível de transição para emissões net zero (antes da COP29 de 2024);

(3) emissões anuais de gases de efeito estufa e progresso no seu compromisso de net zero de emissões e plano de transição;

e (4) dados da redução de emissões e transição.


Além disso, e no prazo de um ano - exceto para aquelas designadas como pequenas ou médias empresas - as empresas devem ter os seus dados de emissões e planos de redução avaliados por um terceiro independente.


Ao comprometerem-se com emissões net zero, as empresas "não só mitigam o risco de exacerbar as desigualdades sociais, mas também promovem a colaboração e parcerias com comunidades, governos e organizações da sociedade civil para garantir que a transição energética seja justa e evite a marginalização".


As empresas que atenderem a todos os critérios exigidos até 15 de novembro de 2023 serão reconhecidas já no site da COP-28.


Clique na imagem abaixo para ler mais sobre os requisitos, baixar as perguntas frequentes, o documento completo e - por fim - inscrever-se na ação.


A versão digital da Carta de Responsabilidade é fornecida pela EY, Parceiro Estratégico de Negócios da Presidência da COP-28.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page