top of page

Como (e porque) construir a tal da Economia Circular

Antes de falarmos sobre a Economia Circular, veja isso. Por volta de 1940, globalmente:

  • a população era de cerca de 2 bilhões de pessoas

  • e a média para a longevidade humana era por volta de 45 anos


Isso significa que em cerca de 80 anos, a população multiplicou por 4 e a longevidade dobrou.


Mas será que a capacidade do mundo de gerar recursos naturais - e.g. água e solo - cresceram no mesmo ritmo ? E quanto aos plásticos e descarte de lixo?


A maneira como vivemos agora está usando 60% mais recursos do que a Terra pode fornecer – e criando muito lixo, de acordo com especialistas.


A economia circular, portanto, não é apenas uma boa linha de ação mas uma necessidade. É por isso que estamos revisitando este artigo do Fórum Econômico Mundial (WEF), "What is the circular economy, and why does it matter that it is shrinking?". Foi atualizado em março de 2023 e outubro de 2022, após a primeira publicação em 14 de junho de 2022.


Aqui estão os destaques:

  • Em uma economia circular, os produtos são usados ​​repetidamente, o que reduz nosso uso de matérias-primas e reduz as emissões de CO2.

  • No entanto, a quantidade de materiais secundários sendo reciclados de volta à economia global encolheu nos últimos cinco anos.

  • "The Circularity Gap Report" destaca soluções circulares em sistemas globais que precisaríamos seguir para "voltar aos eixos".

  • Algumas outras iniciativas também podem ajudar, incluindo o "Circulars Accelerator", um programa de inovação executado em colaboração com o WEF.


Um conjunto de 16 soluções circulares está sendo sugerido para quatro sistemas globais. Aqui estão alguns exemplos:

  • Sistemas alimentares: coloquar alimentos mais saudáveis ​​e saciantes em primeiro lugar & nada de desperdício de alimentos

  • Construções: aproveitar ao máximo o que já existe & reutilizar resíduos

  • Bens manufaturados e de consumo: simbiose e eficiência industrial & evitar a "fast fashion" em favor de têxteis sustentáveis

  • Mobilidade e transporte: adotar estilos de vida sem carros & repensar as viagens aéreas


Clique na imagem abaixo para download do relatório "The Circularity Gap Report" (mediante registo rápido) que inclui exemplos de casos reais. Aqui você tem o artigo do WEF, incluindo outras discussões, entre elas o estado da circularidade global e como a inovação pode ajudar a circular economia. Finalmente, você tem o "Circulars Accelerator" aqui.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page