top of page

China: mega turbinas eólicas prestes a ficarem ainda maiores

Em entrevista à Bloomberg, a chinesa MingYang Smart Energy Group Ltd. disse que as mega turbinas eólicas do mundo estão prestes a ficarem ainda maiores. Normalmente e em média, o comprimento das pás das turbinas eólicas são de 67 metros. Ocorre que a empresa começa a fabricar equipamentos com pás de 140 metros de comprimento.


Turbinas maiores são adequadas para projetos em regiões desertas e em alto mar, distantes da costa, sendo o transporte de pás gigantes assim relativamente mais fácil nessas áreas, quase despovoadas. Além disso, equipamentos maiores podem reduzir custos. Instalações em áreas rurais montanhosas tendem a precisar de turbinas menores e mais personalizadas. De forma geral, projetos de equipamentos - não importa se onshore ou offshore - provavelmente precisarão de uma maior customização conforme especificidades dos locais.


Sobre parques eólicos offshore, certas áreas do globo têm desafios extras: ventos extremos (tufões = furacões = ciclones). E a MingYang também está trabalhando nisso.


A reciclagem das lâminas após a vida útil também é uma preocupação. Vale destacar o parque eólico alemão RWE's Kaskasi II, no Mar do Norte, que iniciou recentemente suas operações regulares. Tem capacidade de 342 MW e suas pás são as primeiras do mundo a permitirem reciclagem direta ao final de sua vida útil, pás fabricadas com a revolucionária tecnologia RecyclableBlade. Clique aqui para ler mais sobre tudo isso.


A indústria eólica entrou em um estágio de crescimento de alta velocidade. A capacidade mundial de energia eólica vai acelerar e cerca de 115 GW de nova capacidade serão comissionados em 2023, acima dos 78 GW em 2022, de acordo com as previsões do Conselho Global de Energia Eólica. Veja aqui o Global Wind Report for 2023.


Clique na imagem abaixo (MingYang Smart Energy Group + Bloomberg) para ler mais sobre essas enormes turbinas eólicas, artigo da Bloomberg.


E aqui se estiver interessado em ver mais fotos no site chinês do MingYang.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page