top of page

CBAM chega à OMC. Preocupações. EU fará seção pública informativa no dia 14 de junho

A União Européia (UE) formalizou junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) a introdução do Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM).


Após um período de transição - apenas obrigação informativa - de 1º de outubro de 2023 a 31 de dezembro de 2025, será aplicada a cimento, ferro e aço, alumínio, fertilizantes, eletricidade e hidrogênio exportados para a UE. Após 2025, o CBAM será implantado gradualmente.


"O CBAM promove a importação de mercadorias para a UE por empresas não pertencentes à UE que cumprem os elevados padrões climáticos aplicáveis ​​nos 27 estados membros da UE. E garante um tratamento equilibrado dessas importações, concebido para encorajar os parceiros da UE no mundo a aderirem ao esforços climáticos da UE", de acordo com o press release citado em nosso post "União Européia: novo imposto de carbono sobre bens importados aprovado ontem, dentre outros".


China sugeriu discussões sobre CBAM na reunião do Committee on Trade and Environment (CTE) da OMC agora em junho.


O Reino Unido sugeriu "revitalizar" o CTE. "A tripla crise planetária de mudança climática, poluição e perda de biodiversidade é um dos desafios mais urgentes que a humanidade enfrenta hoje ... o sistema multilateral de comércio pode precisar evoluir para superar adequadamente a transição verde"


Índia também expôs sua preocupação com o uso crescente do meio ambiente como restrição não tarifária.


Produtores brasileiros de grãos e carne estão preocupados com o aumento das restrições a produtos sem certificados ambientais. E uma evental expansão do escopo do CBAM, assim aliviar que a atual pressão alimentar na Europa e Reino Unido.


Estados Unidos, o impacto do CBAM principalmente nos exportadores de aço e alumínio.


E Turquia solicitando financiamentos à UE para apoiar o seu alinhamentocom o CBAM. Por exemplo, da Industry and Business Association.


Clique na imagem abaixo para a comunicação de 2 de junho da UE à OMC. A UE organizará uma sessão informativa no dia 14 de junho, durante a Trade and Environment Week. Participe no YouTube. Detalhes aqui.





Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page