top of page

Carbono: A Versão Não Oficial (The Unauthorised Biography).

Hoje é domingo, 15 de outubro de 2023.


Num fim de semana desses, bem tarde da noite, assistimos o documentário "Carbon: The Unauthorised Biography".


Bem interessante. Ampliando e aprofundando o conteúdo de um post que foi muito apreciado aqui no blog: "Do carbono viemos e ao carbono voltaremos".


Parte da natureza, da indústria, da cultura, da guerra e do amor, a história do carbono paradoxalmente constrói toda a vida, e ainda assim pode acabar com tudo. "O elemento mais incompreendido da Terra".


Para começar, aqui está a Voice of Carbon, inspirada no químico italiano Primo Levi (vale pesquisar no Google, talvez começando por esse texto em inglês) :


“Fui apanhado pelo vento, atirado e enterrado debaixo da terra. Fui inspirado por um falcão e expulso. Fui queimado na barriga de uma máquina... Você acha que me conhece... será?"


Algumas citações de apresentadores do documentário:


(1) Astrofísico Neil Degrasse Tyson: “As pessoas estão dizendo que temos um problema com o carbono… qual sua pegada de carbono? Qual seu imposto de carbono? E fico pensando… Não culpe o carbono! Não é culpa do carbono!".


(2) Historiador, David Christian: 'Desenvolvemos esta relação com o carbono que beneficiou a nós, humanos, de muitas, muitas maneiras poderosas... Agora temos a sensação de que estamos a gerir um planeta, mas o que estamos começando a aprender é que temos muito menos controle das coisas do que pensávamos. E o próprio poder é perigoso’.


(3) Cientista climático, Will Steffen: ‘O carbono deixou de ser uma força benevolente, um protetor do sistema terrestre num estado estável, e agora está a ser libertado e aumentando na atmosfera. Ele está se tornando um destruidor’.


(4) Geólogo Bob Hazen: 'Cada um de nós vive num mundo de carbono. Temos que aprender a conviver com o carbono. E ele fica muito feliz em se dar bem conosco se o tratarmos bem'.


(5) Ecologista Suzanne Simard: ‘O ciclo do carbono mostra que estamos todos irremediavelmente ligados… estamos todos juntos nisto’.


(6) Cientista de Captura de Carbono, Phil de Luna: ‘A minha visão para o futuro é que 100% do nosso consumo de energia venha de fontes renováveis, fontes que não emitem carbono. Isso significa que não precisamos mais perturbá-lo. Não precisamos mais desenterrá-lo como combustível fóssil, queimá-lo, emitir dióxido de carbono no ar. Em vez disso, podemos simplesmente deixá-lo onde está”.


Clique na imagem abaixo para acessar o site oficial do documentário e assistir o trailer. (assistimos na NatGeo). E o kit de imprensa aqui.


#TheCarbonMovie

#carbono

#vídeo

www.carboncreditmarkets.com


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page