Hoje é domingo, 15 de outubro de 2023.
Num fim de semana desses, bem tarde da noite, assistimos o documentário "Carbon: The Unauthorised Biography".
Bem interessante. Ampliando e aprofundando o conteúdo de um post que foi muito apreciado aqui no blog: "Do carbono viemos e ao carbono voltaremos".
Parte da natureza, da indústria, da cultura, da guerra e do amor, a história do carbono paradoxalmente constrói toda a vida, e ainda assim pode acabar com tudo. "O elemento mais incompreendido da Terra".
Para começar, aqui está a Voice of Carbon, inspirada no químico italiano Primo Levi (vale pesquisar no Google, talvez começando por esse texto em inglês) :
“Fui apanhado pelo vento, atirado e enterrado debaixo da terra. Fui inspirado por um falcão e expulso. Fui queimado na barriga de uma máquina... Você acha que me conhece... será?"
Algumas citações de apresentadores do documentário:
(1) Astrofísico Neil Degrasse Tyson: “As pessoas estão dizendo que temos um problema com o carbono… qual sua pegada de carbono? Qual seu imposto de carbono? E fico pensando… Não culpe o carbono! Não é culpa do carbono!".
(2) Historiador, David Christian: 'Desenvolvemos esta relação com o carbono que beneficiou a nós, humanos, de muitas, muitas maneiras poderosas... Agora temos a sensação de que estamos a gerir um planeta, mas o que estamos começando a aprender é que temos muito menos controle das coisas do que pensávamos. E o próprio poder é perigoso’.
(3) Cientista climático, Will Steffen: ‘O carbono deixou de ser uma força benevolente, um protetor do sistema terrestre num estado estável, e agora está a ser libertado e aumentando na atmosfera. Ele está se tornando um destruidor’.
(4) Geólogo Bob Hazen: 'Cada um de nós vive num mundo de carbono. Temos que aprender a conviver com o carbono. E ele fica muito feliz em se dar bem conosco se o tratarmos bem'.
(5) Ecologista Suzanne Simard: ‘O ciclo do carbono mostra que estamos todos irremediavelmente ligados… estamos todos juntos nisto’.
(6) Cientista de Captura de Carbono, Phil de Luna: ‘A minha visão para o futuro é que 100% do nosso consumo de energia venha de fontes renováveis, fontes que não emitem carbono. Isso significa que não precisamos mais perturbá-lo. Não precisamos mais desenterrá-lo como combustível fóssil, queimá-lo, emitir dióxido de carbono no ar. Em vez disso, podemos simplesmente deixá-lo onde está”.
Clique na imagem abaixo para acessar o site oficial do documentário e assistir o trailer. (assistimos na NatGeo). E o kit de imprensa aqui.