Hoje é sexta-feira, 6 de outubro de 2023.
Indonésia lança Bolsa de Carbono em apoio às metas de emissões net-zero.
No último dia 26 de setembro, a Indonésia lançou oficialmente sua Bolsa de Carbono. Como tal, o país assinala um marco significativo no compromisso de enfrentar as alterações climáticas, promover práticas ambientais sustentáveis e manter os ecossistemas do país.
A Indonésia, juntamente com o Brasil e a República Democrática do Congo, abrigam 52% das florestas tropicais restantes do mundo, regiões críticas na luta contra as alterações climáticas. Relembre este post do final de 2022 "OPEP das florestas": Brasil, Indonésia e Congo unidos por seus créditos de carbono."
E enquanto o Brasil e o Congo preparam medidas semelhantes, espera-se que a bolsa de carbono da Indonésia seja uma das maiores e mais importantes do mundo devido ao volume e à diversidade de unidades de carbono comercializadas.
O comércio de carbono será realizado por etapas, garantindo unidades de carbono de qualidade, começando pelas emissões (Emission Trading System/ ETS) nos setores elétrico e florestal.
A Bolsa de Valores da Indonésia recebeu uma licença comercial da OJK como operadora naquele país. A OJK regula e supervisiona o comércio de carbono na Indonésia. Mais detalhes neste post de agosto passado "Carbon World News: Chegando a Bolsa de Carbono da Indonésia".
Comentarios