Hoje é sexta-feira, 22 de dezembro de 2023.
A China, um dos maiores emissores mundiais de metano, disse que irá aumentar o monitoramento, a elaboração de relatórios e a transparência dos dados para reduzir as emissões do superpotente gás com efeito estufa.
Como informamos anteriormente, o metano é um gás invisível e inodoro, com mais de 80 vezes o poder de aquecimento do CO2. E o gás natural, um subproduto comum das plataformas petrolíferas, é composto principalmente por metano e normalmente queimado no local a uma taxa média de 200 kg por hora.
Segundo o diário chinês, o "Methane Emissions Control Action Plan / 甲烷排放控制行动方案" O documento foi emitido em 8 de outubro de 2023 por 11 órgãos governamentais nacionais, incluindo o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.
O plano indica uma série de metas específicas em diferentes setores.
Após tópicos iniciais como Princípios orientadores (指导思想), Princípios de trabalho (工作原则) e objetivos principais (主要目标), aqui estão as principais tarefas (重点任务 ):
(1) Fortalecer a construção de sistemas de monitoramento, contabilidade, relatórios e verificação de emissões de metano (一)加强甲烷排放监测、核算、报告和核查体系建设。
(2) Promover o controle das emissões de metano no setor energético (二)推进能源领域甲烷排放控制。
(3) Promover o controle das emissões de metano no setor agrícola (三)推进农业领域甲烷排放控制。
(4) Reforçar o controle das emissões de metano proveniente do tratamento de lixo e esgoto (四)加强垃圾和污水处理甲烷排放控制。
(5) Reforçar o controle coordenado de poluentes e metano (五)加强污染物与甲烷协同控制。
(6) Reforçar a inovação tecnológica e a supervisão do controle das emissões de metano (六)加强技术创新和甲烷排放控制监管。
(7) Acelerar a construção de um sistema regulatório, de padrões e de políticas (七)加快构建法规标准政策体系。
e (8) Reforçar a governança e a cooperação globais sobre o metano (八)加强全球甲烷治理与合作。
Sobre esta última tarefa relacionada com a cooperação global, o documento acrescenta: "Através da cooperação Sul-Sul sobre as alterações climáticas e da “One Belt, One Road” Green Development International Alliance e outras plataformas, promover conjuntamente a cooperação global sobre o metano. Participar no diálogo e na cooperação sobre o metano. relacionadas com tecnologias de baixas emissões, equipamentos e normas de certificação de produtos".
O documento também menciona a necessidade de organização, planejamento, coordenação, responsabilidades, publicidade, formação, avaliação e supervisão.
Clique na imagem abaixo para ver o artigo do China Daily.
E aqui está o documento oficial de anúncio de 11 páginas. Para agregar conteúdos novos aos nossos leitores, como é esse caso em chinês, utilizamos o Google tradutor.
Por último, mas não menos importante, relembre aqui nosso post "Metano: Inovação na produção de metanol.", não apenas pelo seu conteúdo, mas pelo site M2X Energy, o mais recente mapa de satélite da SkyTruth, com mais de 16.000 locais de queima de gás (queimam basicamente metano) em todo o mundo.