Hoje é terça-feira, 2 de abril de 2024.
Continuando a série de breves atualizações sobre alguns fatos significativos sobre o hidrogênio, postadas anteriormente por Carbon Credit Markets.
Você já ouviu falar sobre o hidrogênio encontrado no subsolo e sendo continuamente produzido na crosta terrestre? Post original de 2023, janeiro.
Além de mencionar a mina de hidrogênio natural do Mali, de propriedade da empresa canadense Hydroma, dentre outras ocorrências globais, nos referimos à empresa francesa de energia Engie que vem estudando o potencial do hidrogênio natural no Brasil. Naquela época a informação era que centenas de sensores para monitorar o fluxo de hidrogênio foram desenvolvidos e instalados na Bacia do São Francisco, onde já haviam sido encontrados percentuais significativos de hidrogênio no subsolo e onde são visíveis “círculos de fadas”.
Atualização 2024, março
O site da Engie foi atualizado e agora traz um esquema claro com a gênese geológica do hidrogênio natural, tendo a olivina como ponto de partida (repostaremos sobre a olivina em breve, incluindo projetos oceânicos). Dê uma olhada.
Além disso, agora há um vídeo de 33 segundos no Vimeo “Long-term monitoring of natural H2 superficial emissions in Brazil” mostrando emanações de hidrogênio, como pequenas explosões. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para entender esse fenômeno. A quantidade é estimada em várias centenas de quilos por dia, confirmando o alto potencial de hidrogênio da bacia do São Francisco.
A próxima publicação será uma atualização sobre o extraordinário potencial de hidrogênio verde de África.
@HydrogenMarkets