top of page

Brasil pós Carnaval: Projeto de Lei do Mercado de Carbono e Fiagro com Créditos de Carbono.

Hoje é quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024.


Quarta-feira de Cinzas em alguns países. Fim do Carnaval.


Inclusive a expressão "o ano só começa depois do Carnaval" é uma frase popular no Brasil, refletindo uma tradição cultural peculiar. Importante ter em mente que naquele país o ano letivo inicia-se em fevereiro, após o mais longo recesso, verão no hemisfério sul. Ou seja, situação oposta ao hemisfério norte, que tem as longas férias de verão na metade do ano e o ano letivo começando em agosto. Talvez essa diferença "favoreça" aquele ditado popular brasileiro.


Como na semana passada fizemos um rápido alerta no LinkedIn, hoje publicamos sobre o status do 🇧🇷 Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), que andou um pouco no último dia 6 de fevereiro.


47 dias desde que foi aprovado pela Câmara dos Deputados (e 111 dias desde que uma primeira versão havia sido aprovada no Senado) - a mais recente versão do Projeto de Lei foi finalmente encaminhada pelo presidente da Câmara ao presidente do Senado.



Muitas coisas aconteceram nesse período, especialmente fora do Brasil 🇧🇷. Citamos algumas:







Passado o Carnaval 🎉 e o início do Ano Novo Chinês, do Dragão 🐉 , continuamos acompanhando tudo para você.


Também no início de fevereiro, aproveitando o embalo em tempos de samba, a ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - enviou sugestões para a audiência pública da CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil - para que os Fiagros - Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais - possam adquirir créditos de carbono negociados nos mercados voluntário e compulsório, independentemente de eles serem regulados ou não. Clique na imagem abaixo para o press release da ANBIMA.


Ou seja, o mercado empurrando o regulatório brasileiro, bastante atrasado com relação a outros países. Só o tempo dirá se isso será bom ou mau.


PS. Como você deve ter lido no link acima - COP-28 (I) em Dubai - ouvimos de Mohammed Chahim, membro do Parlamento Europeu e tido como "um dos pais" do CBAM Carbon Border Adjustment Mechanism, que os allowances do ETS Europeu, lançado em 2005, devem terminar por volta do ano 2038. Isso sinalizaria a indústria por lá plenamente descarbonizada. Já pensou nisso?




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page