66 eólicas offshore em desenvolvimento, equivalentes a 169 GW. Essa era a situação no Brasil em agosto de 2022, conforme nosso post "Projeto de lei no Brasil: Potencial energético offshore".
Conforme atualização recente, já são 70 processos, com total de 176,5 GW, ou seja, o equipavente a mais de 12 Itaipu ou quase 8 Three Gorges Dam (China). Destaque para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Como referência, em dezembro de 2021 eram pouco mais de 20 projetos, o que representa um crescimento de mais de 250% em um ano !
Os empreendedores estão aguardando a cessão marítima para dar andamento nas solicitações de licença prévia. E isso ainda sem a aprovação da respectiva legislação, o Projeto de Lei 576/2021 sobre "Energia Offshore" !
Segundo o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, esse constante crescimento demonstra o interesse do mercado em investir na tipologia eólica offshore no litoral brasileiro.
Clique na imagem abaixo para ver o mapa com a localização dos processos de licenciamento ambiental de eólicas offshore abertos no IBAMA até 05 de dezembro de 2022.
E aqui para outras duas publicações de interesse, disponibilizadas pelo IBAMA:
- Complexos Eólicos Offshore: Estudo sobre Avaliação de Impactos, incluindo a descrição dos parques eólicos na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Portugal