top of page

Brasil: Complexos eólicos offshore, atualização dos mapas de projetos em licenciamento

66 eólicas offshore em desenvolvimento, equivalentes a 169 GW. Essa era a situação no Brasil em agosto de 2022, conforme nosso post "Projeto de lei no Brasil: Potencial energético offshore".


Conforme atualização recente, já são 70 processos, com total de 176,5 GW, ou seja, o equipavente a mais de 12 Itaipu ou quase 8 Three Gorges Dam (China). Destaque para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Como referência, em dezembro de 2021 eram pouco mais de 20 projetos, o que representa um crescimento de mais de 250% em um ano !


Os empreendedores estão aguardando a cessão marítima para dar andamento nas solicitações de licença prévia. E isso ainda sem a aprovação da respectiva legislação, o Projeto de Lei 576/2021 sobre "Energia Offshore" !


Segundo o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, esse constante crescimento demonstra o interesse do mercado em investir na tipologia eólica offshore no litoral brasileiro.


Clique na imagem abaixo para ver o mapa com a localização dos processos de licenciamento ambiental de eólicas offshore abertos no IBAMA até 05 de dezembro de 2022.


E aqui para outras duas publicações de interesse, disponibilizadas pelo IBAMA:

- Complexos Eólicos Offshore: Estudo sobre Avaliação de Impactos, incluindo a descrição dos parques eólicos na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Portugal




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page