Brasil, CCS: Um mercado promissor e em evolução

As questões relacionadas às mudanças climáticas provocadas pelas ações humanas estão criando uma nova cultura dentro das indústrias ao redor do mundo. O desafio é encontrar soluções inovadoras para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e, ao mesmo tempo, reforçar suas responsabilidades econômicas e sociais. Uma das alternativas que está conquistando adeptos é a “reciclagem" do CO₂, possibilitada pela implementação de tecnologias e Captura e Armazenamento de Carbono ou CCS (Carbon Capture and Storage, na sigla em inglês).

Dentro desse propósito, a CCS Brasil foi fundada para incentivar uma economia de baixo carbono entre os conglomerados industriais e o setor de energia, difundindo oportunidades e estratégias para a adoção e desenvolvimento de atividades de CCS no Brasil.

Essa alternativa tem sido apontada por pesquisadores e cientistas como parte indispensável das estratégias para o alcance das metas de redução de emissões atmosféricas para o combate às mudanças climáticas.

CCS é um processo composto por múltiplas tecnologias que visam capturar e armazenar grandes quantidades de CO₂ de forma permanente no subsolo, impedindo sua liberação para a atmosfera. O avanço da captura de carbono na escala e no tempo necessários para atingirmos os cenários de desenvolvimento sustentável pode ser conquistado com inovação, integração e lideranças.

Com esse norte, a CCS Brasil foi formada para ser justamente esse espaço de interação entre indústrias, academia, governos, mídia e a sociedade como um todo, contribuindo para que a captura de carbono seja uma das grandes soluções brasileiras nesse nova economia de baixo carbono.

Com o objetivo de promover esse encontro e discutir as oportunidades e desafios sobre o tema, a CCS Brasil fará o 1º Congresso Brasileiro de CCS: Desafios e Oportunidades, no dia 20 de setembro de 2022.

O evento - online - será transmitido ao vivo para todos os inscritos e nele serão debatidos temas essenciais para compreensão do potencial de desenvolvimento de CCS no Brasil, com palestras e painéis sobre inovação, oportunidades para a indústria, formas de financiamento, mercado de carbono e regulação.

Clique na imagem abaixo ou acesse o site a seguir para mais informações sobre o congresso:

https://www.congressobrasileiro.ccsbr.com.br


#ccs #beccs #descarbonização #esg #oportunidades


 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.