top of page

Brasil, 16ª maior costa do mundo, potência na geração de energia eólica offshore

O sistema de energia eólica offshore aproveita a força do vento que sopra em alto mar. Megaestruturas são assentadas sobre o leito marinho. E devido à inexistência de barreiras as hélices alcançam uma velocidade maior e mais constante. Normalmente há várias torres eólicas na mesma área, tipo uma fazenda de vento, ou "wind farm" em inglês.


Segundo especialistas, nos projetos onshore, a potência máxima atingível fica entre 6 a 8 megawatt por aerogerador. Offshore, a potência sobre para a faixa dos 12 a 15 megawatts. Ou seja, praticamente dobra.


O Brasil ocupa a 16ª posição quanto à extensão litorânea no mundo, com quase 7,5 mil quilômetros. Em primeiro lugar está o Canadá, com mais de 200 mil quilômetros. Ou seja, o potencial para geração de energia renovável ólica offshore é enorme. A legislação brasileira para offshore ainda não foi aprovada, razão pela qual temos cerca 25 gigabytes de potência instalada onshore.


Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o potencial de energia eólica offshore no Brasil pode chegar até 700 gigabytes.


Clique na imagem abaixo para ler mais em artigo da Joven Pan , que inclusive cita o planejamento estratégico da Petrobras e testes em parceria com os Senai dos Estados do Rio Grande do Norte e Santa Catarina.


Relembre aqui nosso post de alguns dias atrás "Brasil ultrapassa os 190 GW em capacidade de geração de energia elétrica", que indica que 13% da energia brasileira já é eólica (mas praticamente nada offshore). Como referência, o Reino Unido gera 44% de sua energia offshore, seguida pela Alemanha com 34%, segundo relatório da Associação Europeia de Energia Eólica.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page