top of page

Barragem subterrânea é a caixa d’água do semiárido brasileiro

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos e vem sendo adotada por agricultores do Semiárido brasileiro, contribuindo para a produção agropecuária familiar e minimizando os riscos da agricultura dependente de chuva. Possui a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede impermeável construída dentro da terra, bloqueando a descida das águas pelo "bedrock". A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.


Trata-se portanto de uma tecnologia de inclusão, pois permite melhores condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar. A tecnologia esta alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ficando, em 2018, entre as iniciativas finalistas do Prêmio ODS Brasil, na categoria "Ensino, Pesquisa e Extensão".


Clique na imagem abaixo para saber mais sobre essas barragens subterrâneas, através de um vídeo com cerca de 5 minutos, mostrando os 3 tipos de barragens e suas condições.


E aqui para mais algumas outras referências a respeito:


Agradecemos à leitora Cecilia Damasceno pela dica da matéria.


Sobre soluções subterrâneas, vale lembrar nosso post sobre os Qanats, de agosto de 2022 "Sevilha: técnica de 1.000 anos atrás contra o aquecimento da cidade".




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page