top of page

Banco Mundial e parceiros lançam sistema de rastreamento para os mercados de créditos de carbono

IETA, Banco Mundial, Governo de Cingapura e Google.org são os parceiros fundadores e apoiadores de uma plataforma lançada na última quarta-feira, 7 de dezembro, durante o Asia Climate Summit 2022: um sistema de rastreamento global para fornecer transparência ao mercado de créditos de carbono. E ajudar os países em desenvolvimento a obter financiamentos climáticos de forma rápida e barata. O novo banco de dados - chamado Climate Action Data Trust (CAD Trust) - visa abordar essas questões reunindo todos os dados de projetos e créditos de carbono em um só lugar e tornando-os gratuitos para o público.


Os membros do CAD Trust Council incluem, dentre outros, representantes da Gold Standard, Verra, American Carbon Registry, Global Carbon Council e de países como Japão, Chile, Reino Unido, Butão e Senegal.


Os créditos de carbono, como você sabe, são gerados por meio de projetos como plantio de florestas ou captura de dióxido de carbono atmosférico, prejudicial ao clima, para posterior venda a poluidores que precisam compensar suas emissões rumo ao net zero e esforços contra o aquecimento global.


As propostas de valor da CAD Trust são as seguintes:

  1. Uma taxonomia de dados comum que permita a reconciliação de dados de registros. Por meio da tecnologia blockchain, facilitar a conexão ponto a ponto entre registros descentralizados com o objetivo de vincular, agregar e harmonizar os dados subjacentes.

  2. Fornecer visibilidade sobre os procedimentos de ajuste correspondentes e o ciclo de vida das compensações de carbono, desde as emissões até a aposentadoria, o que protegerá contra dupla contagem e facilitará os requisitos de relatórios.

  3. Apresentar informações publicamente disponíveis sobre compensações de carbono e registrar mudanças de status para fornecer informações sobre como as compensações são usados.

  4. Aumentar a transparência e a confiança entre os participantes do mercado, permitir o rastreamento de compensações de carbono e reduzir o risco de dupla contagem. O Climate Warehouse não manterá ativos, apenas informações.

  5. Ajudar a operacionalizar processos sob o Artigo 6 do Acordo de Paris, como relatórios de conformidade (complinace) e desenvolvimento de modelo de dados de registro.


O Data Layer totalmente operacional chegará no início de 2023.


Clique abaixo para navegar no site da CAD Trust e aqui para um artigo da Reuters.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page