top of page

Banco Central Europeu lança indicadores para monitorar o risco climático para bancos e investidores

O Banco Central Europeu (BCE) publicou na semana passada uma série de novos indicadores estatísticos com o objetivo de ajudar a analisar e acompanhar os riscos relacionados ao clima no setor financeiro. “Precisamos entender melhor como as mudanças climáticas afetarão o setor financeiro e vice-versa. Para isso, o desenvolvimento de dados de alta qualidade é fundamental.” disse Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do BCE.


Os novos indicadores são experimentais ou analíticos (nota 1) e dados - exclusivamente relativos à área do euro - abrangem três grupos, a saber:


  • Finanças sustentáveis. Visão geral dos instrumentos de dívida rotulados como “verdes”, “sociais”, “sustentáveis” ou “vinculados à sustentabilidade”. O volume mais do que dobrou nos últimos dois anos e cresceu muito mais rápido do que o mercado geral de títulos da área do euro. Apesar da falta de padrões aceitos internacionalmente, esses indicadores fornecem transparência e ajudam na transição para uma economia net zero.


  • Emissões de carbono financiadas por instituições financeiras. Informações sobre a intensidade em carbono das carteiras de títulos e empréstimos e sobre a exposição do setor financeiro a contrapartes com modelos de negócios intensivos em carbono. Resultados preliminares mostram que a maior parte das emissões financiadas por meio de ações ou títulos é mantida por fundos de investimento.


  • Riscos físicos relacionados com o clima. Análise do impacto de desastres naturais, como inundações, incêndios florestais ou tempestades, no desempenho das carteiras de empréstimos, títulos e ações. Embora o risco de vendavais afete amplamente as carteiras europeias, o risco de alta severidade é bastante baixo. Em contraste, o risco de danos e perdas tem sido elevado nas zonas costeiras e fluviais.


Clique na imagem abaixo para ler mais e ver detalhes dos indicadores estatísticos relacionados ao clima, desafios e dificuldades e, especialmente, as fontes de dados (combinação de dados existentes do SEBC Sistema Europeu de Bancos Centrais, outras fontes de dados disponíveis ao público e proprietárias).


Nota 1: Indicadores analíticos, conforme apresentado neste relatório, são dados em estágio de pesquisa e ainda não atingiram a qualidade adequada, mas já podem ser considerados relevantes se ​​acompanhados com ressalvas adequadas. Sobre indicadores experimentais, uma descrição detalhada desta classificação está disponível no site do BCE.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page