top of page

ACX agora na 1a. jurisdição a regular os créditos de carbono como instrumentos financeiros.

Hoje é segunda-feira, 13 de novembro de 2023.


Há poucos dias, a ACX (AirCarbon Exchange), pioneira em Singapura na Ásia, anunciou a ACX Abu Dhabi, sua mais nova bolsa e câmara de compensação no Mercado Global de Abu Dhabi (ADGM). Como você deve saber, Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos (UAE), enquanto Dubai, sede da COP-28 em poucos dias, é sua cidade mais populosa e centro internacional.


De acordo com o press release, "Em Setembro de 2022, o ADGM, o centro financeiro internacional da capital dos UAE que é estabelecido como uma zona franca financeira, tornou-se a primeira jurisdição a regular os créditos voluntários de carbono como instrumentos financeiros através da introdução de uma classificação de Instrumento Ambiental , um quadro regulamentar para licenciar bolsas e câmaras de compensação para os mercados à vista e de derivativos para estes produtos."



"No presente Regulamento um “Instrumento Ambiental” é um Instrumento Financeiro reconhecido pelo Regulador que:


(a) permite ao seu titular emitir gases de efeito de estufa para a atmosfera, em conformidade com qualquer regime de comércio de licenças de emissão (ou seja, licenças de emissão ou equivalente);


(b) ateste a redução ou remoção de gases de efeito estufa na atmosfera (ou seja, créditos de carbono ou equivalente); ou


(c) atesta os atributos ambientais de uma unidade subjacente (ou seja, energias renováveis ​​ou certificados de atributos ambientais).".


E enquanto isso, negociações importantes já foram executadas e liquidadas na plataforma ACX, significando o “início do que se prevê ser um mercado florescente para os créditos voluntários de carbono (VCM).”.


A negociação inaugural de créditos de carbono na bolsa foi executada entre o First Abu Dhabi Bank (FAB) e a empresa especializada em comércio de carbono Helix Climate.


O press release também menciona a primeira negociação no Carbon Market Board – um sistema de negociação eletrônica que permite aos participantes executar e liquidar transações no mercado de balcão. A negociação foi concluída com a South Pole, líder mundial em desenvolvimento de projetos climáticos e fornecedora de soluções. A South Pole esteve na mídia há alguns dias, mas por outros motivos.


Por último, mas não menos importante, a ACX tem emitido regularmente um “Watch Report”.

Citamos aqui algumas informações da última edição:


(1) Os preços na bolsa permanecem inalterados esta semana devido a uma desaceleração geral no VCM.


(2) Ao longo dos anos, o período que antecedeu a COP tem significado volumes negociados mais baixos, à medida que os participantes do mercado antecipam anúncios que podem impactar o mercado.


(3) Com o escrutínio contínuo dos projetos e metodologias, e as críticas recentes a um projecto REDD bem conhecido em particular, a confiança dos compradores no mercado continua diminuída, com a queda dos preços do crédito. No entanto, alguns participantes no mercado ainda demonstram interesse em projetos de REDD de alta qualidade, preferindo envolver-se em transações diretas do projeto para reduzir o risco reputacional.


(4) Os créditos REDD brasileiros também foram negociados com desconto em comparação com outros países. Os projetos ARR, por outro lado, ainda são negociados a um preço superior em comparação com outras soluções baseadas na natureza, com os compradores valorizando mais os projetos ARR que utilizam espécies nativas, uma vez que tendem a ter maiores benefícios conjuntos para a biodiversidade.


(5) O mercado está antecipando decisões em torno dos mercados de conformidade, que podem fornecer mais algumas orientações e confiança, tão necessárias aos compradores no VCM. Os participantes aguardam clareza sobre os requisitos de elegibilidade para a primeira fase do CORSIA.


e (6) Além disso, com a COP-28 se aproximando, as decisões em torno do Artigo 6 do Acordo de Paris terão inegavelmente um efeito nos mercados de carbono, com o VCM e os mercados de conformidade cada vez mais interligados.


Ótimos insights, você não acha? Você pode assinar o boletim informativo em https://acx.net (parte inferior da página).


Clique na imagem abaixo para ver o comunicado de imprensa completo sobre o ACX Abu Dhabi.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page