Esta é a manchete de um artigo de 28 de abril da Politico, que cita um estudo do início deste ano do Institute of Geodesy at TU Graz, na Áustria. Usando dados de satélite, as águas subterrâneas, um dos recursos de água doce mais importantes para a humanidade e para os ecossistemas, foram medidas a partir do espaço. De acordo com o press release do estudo, “a Europa carece de água subterrânea – de muita água subterrânea”.
Já há anos, o continente sofre com secas severas e aumento das temperaturas. Esse perigoso ciclo regional está dificultando a recuperação desse déficit, com a água cada vez mais precária. “Com o verão chegando, os governos agora estão lutando para lidar com a escassez atual e futura – enquanto administram as tensões decorrentes da crescente competição pela água”.
Conforme antecipamos ontem, o governo espanhol anunciou um fundo de € 2 bilhões para combater a seca severa. Cerca de dois terços desse valor serão usados para construir novas infraestruturas, incluindo sistemas de reutilização de águas residuais e usinas de dessalinização de água do mar.
Também na Espanha, a polícia prendeu pessoas por supostamente cavar 250 poços de água ilegais para irrigar suas plantações de manga e abacate na província de Málaga, no sul. As pessoas detidas foram acusadas de crimes contra o meio ambiente e danos às águas estatais, em mais de EUR 10 milhões.
Até a Bloomberg publicou um artigo recente intitulado "Water Theft Proves Lucrative in a Dangerously Dry World".
Na Itália , o Lago de Garda está com pouco mais de um terço cheio. Depois de pouca chuva e neve nos Alpes durante o inverno, o país está se preparando para um segundo ano consecutivo de seca severa. Reservatórios e lagos estão em níveis extremamente baixos, ameaçando a produção agrícola.
Imagens chocantes. Preocupações reais.
Clique na imagem abaixo para o press release do estudo mencionado.
Comments