top of page

A COP sem retorno. COP27 começa em poucos dias.

Artigo (em inglês) de Sameh Shoukry, presidente designado da COP27 e ministro egípcio das Relações Exteriores.


O custo humano das mudanças climáticas está nas manchetes quase diariamente. O aquecimento global não é mais uma ameaça distante ou teórica, mas uma ameaça material imediata – um fenômeno que afeta cada um de nós, nossas famílias e nossos vizinhos.


Como pontos de atenção, as mudanças relacionados às necessárias para evitar mais catástrofes não são rápidas o suficiente, e o mundo em desenvolvimento está cada vez mais frustrado com a recusa dos países ricos em pagar sua parte justa por uma crise pela qual eles têm grande responsabilidade. Em um mundo de crescentes tensões geopolíticas e desafios econômicos assustadores, chegou a hora de abordar as perdas e os danos sofridos pelos países que não causaram a crise climática ("loss & damage" ... você ainda vai ouvir muito a respeito !).


Do lado positivo, adaptações e novas formas de colaboração estão ganhando força, e o investimento em tecnologia climática está crescendo. Isso inclui novas tecnologias de remoção de carbono (CCS), soluções de transporte elétrico e energias renováveis. Como resultado, os preços da energia limpa continuam caindo: quase dois terços da energia renovável adicionada nos países do G20 em 2021 custam menos do que as opções mais baratas a carvão. E a atenção contra o greenwashing e a restauração da natureza também estão crescendo.


Como podemos aproveitar a oportunidade da COP27, a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, para inspirar uma abordagem de mitigação e adaptação baseada em confiança, justiça e equidade? Clique para ler o artigo completo no Project Syndicate, detalhando ainda mais as expectativas e incluindo links para aprofundar seu conhecimento sobre tópicos relacionados.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page