top of page

Índia G20 2023: Reunião de Meio Ambiente e Sustentabilidade Climática. Brasil em 2024.

A Cúpula do G20 é realizada anualmente, sob a liderança de uma Presidência rotativa, atualmente a Índia, preparando-se para a Cúpula de setembro. O Brasil assumirá a Presidência a seguir e começará a preparar a Cúpula de 2024 no Rio de Janeiro.


No foco do G20, incluem-se desenvolvimento sustentável, meio ambiente e mudança climática.


Nesse sentido, antes de sediar a Cúpula, a Presidência do G20 desenvolve a agenda com diversas reuniões preparatórias.


Aqui estão algumas decisões da Reunião de Ministros de Meio Ambiente e Sustentabilidade Climática da semana passada.

  • ... implementar ... soluções baseadas na natureza, abordagens baseadas em ecossistemas e outras abordagens de gestão e conservação para ações de mitigação e adaptação, garantindo salvaguardas sociais e ambientais ... 6º Relatório de Avaliação do IPCC ... (§11)

  • ... países que ainda não alinharam suas NDCs ... importância da implementação do Artigo 6 do Acordo de Paris ... garantir a integridade ambiental dos mercados de carbono e capacitação, particularmente nos países em desenvolvimento... (§12)

  • ... soluções integradas de apoio à proteção, conservação e restauração de florestas ... políticas de economia verde, inclusive as unilaterais, não devem constituir um meio de discriminação arbitrária ou injustificável ou uma restrição disfarçada ao comércio internacional... (§25)

  • ... aumento do estresse hídrico e ao declínio da qualidade da água em todo o mundo, incluindo o aumento de eventos de seca e inundação, devido aos impactos das mudanças climáticas, gestão insustentável dos recursos hídricos, demanda insustentável, degradação do ecossistema, poluição e os riscos que representam para a equidade e acesso sustentável à água. ... (§36)

  • ... necessidades financeiras dos países em desenvolvimento para implementar suas NDCs, transformação dos sistemas financeiros, Artigo 2.1c e Artigo 9 do Acordo de Paris ... (§63)

  • Alguns membros expressaram a necessidade de deliberação sobre a questão das restrições comerciais disfarçadas e do Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM) com base na ação climática, e vários membros não concordaram com o mesmo (§65)

  • ... reunir-se novamente no Brasil ... continuando o trabalho sobre as prioridades de sustentabilidade ambiental e climática (Conclusão, §68)


Clique na imagem abaixo para o documento completo. E aqui para outros específicos.


G20 compreende a União Europeia e 19 países a.o. Brasil, China, Índia, Arábia Saudita, Turquia e Estados Unidos.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page