Hoje é terça-feira, 19 de setembro de 2023.
Em press release do último dia 14 de setembro, o International Sustainability Standards Board (ISSB) anunciou os membros do Transition Implementation Group para IFRS S1 e IFRS S2 (TIG).
Isto ocorre cerca de 3 meses após o lançamento do IFRS S1 Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade e do IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima.
Como sabe, o IFRS S1 e o IFRS S2 são os dois primeiros Padrões de Divulgação de Sustentabilidade IFRS desenvolvidos pelo ISSB, servindo como base global para divulgações de sustentabilidade para os mercados de capitais.
Vivemos tempos de intensa – e muito necessária – convergência de frameworks, normas e regulamentações.
Há poucos dias a GRI e o EFRAG publicaram uma declaração conjunta sobre um acordo de alto nível de interoperabilidade alcançado entre as Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e as Normas GRI. Foi movimento necessário após exigências da CSRD relativas à dupla materialidade. As definições, conceitos e divulgações ESRS e GRI estão agora totalmente alinhadas ou, quando alinhamento total não foi possível considerando o mandato do CSRD, estão proximamente alinhadas.
Clique aqui para o press release de 5 de setembro passado com referências sobre os impactos - ou não - para os que já reportam pelo GRI, bem como às entidades que reportam pelo ESRS.
De volta ao TIG, deve atuar como fórum de interação pública com as partes interessadas, compartilhando com o ISSB e monitorando pontos relativos à implementação, eventualmente levando à elaboração de materiais de apoio, organização de webinars, estudos de caso e etc.
As seguintes jurisdições estão representadas na TIG: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Finlândia, Alemanha, Hong Kong, Japão, Malásia, Nigéria, África do Sul, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
Os representantes são do setor privado, responsáveis por áreas como sustentabilidade, finanças e auditoria.
Aqui as empresas, em ordem alfabética: Air Canada, Aviva, Bradesco, CSSC (Hong Kong) Shipping Company Limited, Dangote Cement Plc, Deloitte, DHL Group, Dutch Lady Milk Industries Berhad, Ernst & Young, Johnson & Johnson, KPMG, MTN Nigeria Communications Plc, Nokia, PepsiCo, POSCO, PwC e Solvay.
Clique na imagem abaixo para ver o press release sobre o TIG.
Comments