15 de dez de 20222 min

Verra e Pachama: o maior Carbon Program do mundo pilota medição digital de carbono florestal

Verra e Pachama apresentaram no mês passado uma iniciativa de ponta, um projeto piloto digital para medição, reporte e verificação de soluções baseadas na natureza, aumentando a transparência, integridade e eficiência da emissão de créditos de carbono.

De acordo com o comunicado de imprensa da Verra, apesar dos recentes avanços tecnológicos, arquivos PDF, planilhas e medições manuais continuam sendo as principais ferramentas para medir e verificar os créditos de carbono florestais. Novas plataformas digitais podem automatizar e padronizar a coleta, analise ​​e validação de dados, mantendo assim a objetividade, aumentando a transparência e reduzindo drasticamente os custos e o tempo associados à emissão de novos créditos de carbono – um desafio significativo para o mercado de carbono atual. E Diego Saez Gil, CEO da Pachama acrescenta: “Depois de quatro anos construindo nossa base de dados de satélite e modelos de IA para estimar o armazenamento de carbono florestal e o risco de desmatamento, vimos em primeira mão o poder dessas ferramentas digitais para automatizar e dimensionar os créditos de carbono”.

O site da Pachama descreve com mais detalhes como o projeto piloto digital funciona:

  1. Coleta de imagens de satélite. A Pachama treina modelos de aprendizado de máquina usando imagens de satélite, uma grande quantidade de propriedades rurais, imagens LiDAR e outros dados de sensoriamento remoto para identificar as principais características florestais usadas para estimar o carbono.

  2. Linha base analítica. Modelos de aprendizado de máquina são desenvolvidos para avaliar as emissões de projetos de carbono tradicionais. Correspondência de pixels dentro da região circundante a cada pixel dentro do limite do projeto, com base em atributos como distância de estradas, topografia e estrutura da floresta. Base de dados dinâmica e atualizada anualmente para observar o que realmente aconteceu em florestas e capturar mudanças no uso da terra ao redor.

  3. Estimativa de Carbono. Modelos adicionais de aprendizado de máquina desenvolvidos para estimar o armazenamento de carbono florestal. E aplicação de modelos de carbono em grandes regiões, eliminando a necessidade de medições manuais caras e demoradas para projetos individuais de carbono.

  4. Monitoramento da Mudança Florestal. Os compradores de créditos de carbono podem ser notificados sobre quaisquer mudanças significativas no projeto, como a extração ilegal de madeira, pois isso pode afetar suas metas net zero.

  5. Planejamento de Novos Projetos Florestais. Em apoio a organizações e indivíduos que queiram criar novos projetos de carbono florestal, para conservação e restauro de florestas em todo o mundo.

Clique na imagem abaixo para navegar no site da Pachama e aqui para o comunicado de imprensa da Verra.