2 de out de 20232 min

Transição climática, o difícil caminho da intenção à realidade: casos da Suécia, Reino Unido e Lego.

Hoje é segunda-feira, 2 de outubro de 2023.

Monitoramento remoto e satélites dão visibilidade sobre onde desmatamento está sendo evitado ou árvores estão sendo plantadas (talvez em áreas de tundra no Canadá e Rússia).

Mas para dar transparência ao desempenho dos países e das empresas nas suas transições para a economia de baixo carbono, bem, isso depende de jornalistas e comunicados.

Você pode ter visto retrocessos recentes no Reino Unido, na Suécia e na LEGO, dias após a divulgação do primeiro relatório Global Stocktake da UNFCCC. Relembre que nenhum país específico foi mencionado no relatório mas o apelo foi por ação climática radical.

Na Suécia, de acordo com o The Guardian, o governo anunciou redução significativa do orçamento climático do país, admitindo um aumento nas emissões de CO2 e colocando em risco suas metas para 2045. A Suécia foi o primeiro país a estabelecer uma meta net-zero.

No Reino Unido, de acordo com a BBC, notícias de adiamentos nas proibições de calefação a partir de combustíveis fósseis e da venda de carros novos a gasolina e diesel.

Para o primeiro-ministro do Reino Unido, o governo não pode impor “custos inaceitáveis” associados à redução das emissões às famílias britânicas e aos mais pobres.

Sobre a LEGO, a empresa anunciou o fim do projeto que visava substituir uso de plástico de origem fóssil por garrafas recicladas. De acordo com o press release, após 2 anos a conclusão foi que esses legos não resultariam em emissões de carbono menores.

Por outro lado, a LEGO testou mais de 300 materiais diferentes.

Segundo a LEGO, "Esta é a natureza da inovação - especialmente quando se trata de algo tão complexo e ambicioso como o nosso programa de materiais sustentáveis. Algumas coisas funcionarão, outras não. Aprendemos muito e aplicaremos esses aprendizados à medida que avançamos no desenvolvimento de novos materiais e em outras formas de tornar os legos mais sustentáveis. Acreditamos na importancia da transparência sobre os nossos esforços de sustentabilidade.".

Clique na imagem abaixo para o vídeo de 3 minutos "The Global Goals - Halftime 2023" apresentado no United Nations Sustainable Development Goals Summit em Nova Iorque na semana passada. No filme original (Any Other Sunday, de Oliver Stone 1999), Cameron Diaz é dona do time e Al Pacino, o técnico, que incentiva a equipe a reverter o resultado no intervalo do jogo.

#ClimateChange

#GlobalGoals

#SDGs

www.carboncreditmarkets.com