28 de set de 20222 min

Testes de estresse climático para bancos e seguradoras

Investidores e reguladores estão analisando cada vez mais o cenário climático, principalmente quando buscam entender as exposições de risco climático de bancos e seguradoras. Aí os testes de estresse e modelos de risco se tornaram extremamente importantes.

Na “One Planet Summit” de Paris, em dezembro de 2017, oito bancos centrais e supervisores estabeleceram a Network of Central Banks and Supervisors for Greening the Financial System (NGFS). O objetivo do grupo é apoias a fortalecer a ação global necessária para cumprir as metas climáticas, aprimorar o papel do sistema financeiro na gestão de riscos, na mobilização de capital para investimentos verdes e de baixo carbono, tudo no contexto mais amplo do desenvolvimento ambientalmente sustentável. Desde então, o número de membros do NGFS vem crescendo significativamente.

Há cerca de um ano, em outubro de 2021, o NGFS publicou seu relatório "Scenarios in Action: A progress report on global supervisory and central bank climate scenario exercises". Mais especificamente, o relatório inclui:

  • Principais recursos da análise de cenários climáticos ("Como 31 membros do NGFS estão usando cenários climáticos para identificar, avaliar e entender os riscos climáticos em suas economias e sistemas financeiros")

  • Modelagem macroeconômica na análise de cenários ("A mudança climática afetará diferentes economias de maneiras diferentes, refletindo a natureza única das exposições de cada economia a riscos climáticos físicos, diferenças nas políticas de mitigação e diferenças na estrutura da indústria")

  • Caminhos setoriais ("Os setores econômicos dependem de forma heterogênea de combustíveis fósseis ou de outros recursos naturais (incluindo agricultura), eles são afetados de forma desigual pelas mudanças climáticas e pelas políticas de mitigação das mudanças climáticas")

  • Premissas dos balanços contábeis ("Para avaliar os impactos da transição e do risco físico para as instituições financeiras, é preciso fazer uma suposição sobre como os balanços das instituições evoluem ao longo do horizonte do cenário.")

  • Cenários para análise macroprudencial ("Por exemplo, um aumento repentino nos preços do carbono pode desencadear não apenas perdas financeiras, mas também uma perda mais ampla de confiança nos mercados financeiros e uma reavaliação acentuada e desordenada dos ativos")

Clique para baixar o relatório completo.