fev 232 min

NASA PACE: Plâncton, Aerossol, Ecossistema Nuvem-Oceânico. E uma nova fronteira da química atmosférica.

Hoje é sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024.

Você já ouviu falar do PACE, o mais recente satélite da NASA a chegar ao espaço?

Lançado no último dia 8 de fevereiro em um foguete SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral na Flórida, ele monitorará pequenas partículas na atmosfera e nos oceanos da Terra. E, como tal, buscar esclarecer outras incertezas significativas na ciência climática.

PACE significa Plâncton, Aerossol, Ecossistema Nuvem-Oceano.

Três quartos do nosso planeta são cobertos por água e os instrumentos avançados do PACE fornecerão novas formas de medir a distribuição de algas microscópicas conhecidas como fitoplâncton perto da superfície do oceano. Essas observações irão melhorar a nossa compreensão da troca crucial de dióxido de carbono CO2 entre o oceano e a atmosfera. Também ajudará a identificar a extensão e a duração da proliferação de algas nocivas.

Ao mesmo tempo, o PACE ajudará a revelar como os aerossóis – partículas microscópicas na atmosfera – e as nuvens controlam a quantidade de energia do Sol que é absorvida pela Terra.

E a conexão de ambos, como os aerossóis podem alimentar o crescimento do fitoplâncton na superfície do oceano.

Aliás, você sabia que o que comumente chamamos de “cheiro de mar” é resultado de uma reação química? É gerado quando o zooplâncton come o fitoplâncton, liberando uma substância química chamada sulfeto de dimetila. Essas minúsculas partículas contendo enxofre, que também podem ser causadas por interferência humana, como as expelidas nas chaminés de navios a diesel, obviamente provocam novas reações atmosféricas.

Em suma, a missão estudará o que torna a Terra tão diferente de todos os outros planetas que estudamos: a própria vida.

Clique aqui para acessar o portal da NASA explicando tudo sobre o PACE. E clicando na imagem abaixo você vai direto para o portal ao vivo da NASA "Global Climate Change - Eyes on Earth - PACE". A opção de menu "Vital Signs" (do Planeta) leva você a vários indicadores relevantes, como:

  • Temperatura do ar

  • Dióxido de carbono

  • Nível do mar

  • Umidade do solo

  • Armazenamento de água

Sem falar no Monóxido de Carbono, Precipitação, Vapor de Água, Salinidade, Ozônio, Óxido Nitroso, Ácido Hidroclorídrico, Monóxido de Cloro e Ácido Nítrico.

Muita ciência ao vivo disponível. E química.

Se estiver mais com vontade de um vídeo, aqui a gravação do lançamento do satélite no YouTube. Inclui muitas explicações antes e depois do lançamento (por volta do minuto 30). A propósito, várias das citações acima foram retiradas do YouTube.

#Earth

#NASA

#Climate

www.carboncreditmarkets.com