6 de dez de 20222 min

Malásia lançará Bolsa Voluntária de Mercado de Carbono esta semana

Atualizado: 7 de dez de 2022

A Malásia lançará sua tão esperada Bolsa de Mercado Voluntário de Carbono (VCM) em 9 de dezembro, para impulsionar questões de proteção ambiental e as metas sustentáveis ​​do país.

O VCM é uma iniciativa sob a alçada do Ministério das Finanças da Malásia (MOF) e do Ministério do Meio Ambiente e Água, enquanto a Bursa Malaysia Bhd recebeu o mandato para implementar o VCM Exchange.

“O VCM atuará como um catalisador, incentivando investimentos em projetos de compensação de alta qualidade que possam gerar benefícios ambientais e sociais positivos”, de acordo com Datuk Muhamad Umar Swift, CEO da Bursa Malaysia. O vice-secretário-geral do MOF, Datuk Johan Mahmood Merican, por sua vez, acrescentou que "Não podemos esquecer o papel das pessoas em geral ... incentivar o público em geral a também fazer sua parte em termos de mudanças comportamentais e promover o consumo verde"

Os slides usados ​​para apresentar o VCM da Malásia às partes interessadas são divididos em 4 tópicos principais:

1. Climate Crisis & our Nation's Call to Action, onde são apresentados os três principais mecanismos para “precificar” o carbono: VCM, Emissions Trading System (ETS) e Carbon Tax

2. VCM e suas 4 etapas: Projeto de mitigação de emissões, Projeto verificado por normas e emissão de crédito, Negociação e mercados de carbono, Aposentadoria dos créditos. E também as diversas opções de projetos de crédito de carbono, divididos em duas categorias:

  • De base tecnológica: energia renovável, eficiência energética, eliminação de resíduos, gases industriais, aparelhos domésticos, transporte, captura tecnológica

  • Baseados na natureza: Agricultura/Carbono do Solo, Florestas, Outros Usos da Terra, Carbono Blue

3. Bursa Malaysia VCM Exchange Design: negocições de créditos de carbono por meio de contratos padronizados, fazendo o match entre vendedores e compradores , com ou sem intermediários

4. Call-To-Action: após os workshops, as empresas foram convidadas a um leilão de créditos de carbono agora no final do ano de 2022. Com uma espécie de "test drive" opcional: comprar pequenos volumes de créditos de carbono certificados pela Verra para iniciar suas jornadas de compensação.

Clique na imagem abaixo (um dos slides da apresentação acima mencionada), incluindo um QR-Code para o próprio formulário do leilão, o "Interest Registration Form for Buyers" (ou link aqui). Interessante ver as 4 faixas de preço de oferta por tCO2e indicadas: Menos de USD5, USD5 a USD10, USD10 a USD20 e Acima de USD20.

Por último, um artigo da The Edge Markets também cobrindo o lançamento da Bolsa de VCM da Malásia.