8 de mai de 20232 min

Fenômenos climáticos recentes na China e Estados Unidos

Hoje algumas notícias recentes relacionadas a eventos atmosféricos - nos Estados Unidos e na China - após o post de ontem sobre o relatório "United in Science 2022" com um resumo de questões científicas relacionadas ao clima, pela World Meteorological Organization (WMO) e parceiros globais.

Nos Estados Unidos, na última segunda-feira, 1º de maio, mais de 70 veículos se acidentaram em uma rodovia durante uma tempestade de poeira, deixando pelo menos 6 mortos. “A causa do acidente foram ventos excessivos que sopram a terra dos campos agrícolas ao longo da rodovia, levando à visibilidade zero”, disse a Polícia do Estado de Illinois em um comunicado à imprensa. Um meteorologista da CNN disse que os ventos de 45 mph levantaram a poeira de campos recém-arados que repentinamente tornaram a visibilidade praticamente impossível.

Na China, a antecipação da temporada de enchentes no sul, tempestades de areia em Pequim e alertas para condições meteorológicas severas.

De acordo com o China Daily em 27 de março, a estação das cheias começou mais cedo do que o normal. As previsões do Ministério de Recursos Hídricos indicam que o país sofrerá inundações e secas frequentes este ano, com algumas regiões experimentando mais gravidade em comparação com o normal.

A mesma agência noticiou em 11 de abril sobre uma tempestade de areia originada nas áreas do deserto de Gobi, na Mongólia. Durante o movimento de um ciclone mongol e sua subsequente massa de ar frio, ventos fortes assopraram a areia e a poeira, que foram então transportadas para o sul e para o leste em altas altitudes e eventualmente precipitando em áreas como Pequim, resultando na tempestade de areia. As autoridades meteorológicas informaram que essas tempestades de areia cobriram 2,29 milhões de quilômetros quadrados e afetaram pelo menos 15 regiões provinciais e 409 milhões de pessoas.

E na última sexta-feira, 5 de maio, a CGTN informou que a autoridade meteorológica da China renovou um alerta azul para clima severo para chuvas. E ontem, domingo, 7 de maio, Yichun, com seus 5 milhões de habitantes, tornou-se a cidade mais atingida depois que o reservatório de Jiangkou teve que ser aberto devido às fortes chuvas.

O National Meteorological Center da China possui um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis, codificado por cores, com o vermelho representando o aviso mais severo, seguido por laranja, amarelo e azul.

Nos próximos dias iniciaremos uma pequena série de posts sobre água, considerando a chegada do verão no Hemisfério Norte.

#clima

#usa

#china