23 de abr de 20232 min

Conectando relatórios corporativos à due diligence de sustentabilidade

Um relatório da GRI divulgado em 27 de março explora a relação entre due diligence e relatórios de sustentabilidade, oferecendo informações sobre a situação no cenário político global. Particularmente relevante para fins de reconciliação global-local, por um lado, após o surgimento de políticas nacionais e regionais de due diligence, relatórios específicos e por outro lado considerando que os Padrões Universais da GRI foram construídos com base em instrumentos intergovernamentais mais amplos, incluindo as OECD Guidelines for Multinational Enterprises, e as UN Guiding Principles on Business and Human Rights (UNGPs). O relatório destaca a necessidade de "harmonização" a nível global.

Com base na definição da OCDE, due diligence é o processo pelo qual uma organização identifica, previne, mitiga e presta contas de como lida com seus impactos adversos reais e potenciais, que podem estar relacionados a empregabilidade, direitos humanos, meio ambiente, corrupção e consumidores .

Em outras palavras, conforme indicado por Peter Paul van de Wijs, Diretor de Políticas da GRI "Há um número crescente de políticas relacionadas à due diligence em todo o mundo, em particular aquelas que estabelecem expectativas de maior responsabilidade sobre os impactos ambientais e sociais. As organizações devem estar preparadas para esta realidade. No entanto, não há um sistema de divulgação de due diligence amplamente adotado, tornando difícil rastrear, medir e comparar o progresso ..."

As principais conclusões relacionadas à due diligence indicadas no relatório incluem:

  • Leis estabelecem expectativas para todos os comportamentos corporativos, por ex. impostos, corrupção etc.

  • Divulgação pública é importante para a eficácia, por ex. governança corporativa, impactos da cadeia de suprimentos e operações

  • Impacto crescente na tomada de decisões financeiras, sistemas de gerenciamento de riscos em toda a empresa com foco em riscos e oportunidades financeiras

  • Implicações transfronteiriças e harmonização global

  • Engajamento das partes interessadas, identificando, engajando e divulgando as partes interessadas relevantes

  • Mapeamento da cadeia de suprimentos, produtos, matérias-primas, rastreabilidade

O documento também estabelece uma conexão clara entre due diligence e avaliação de materialidade, um componente chave do relatório corporativo.

Clique na imagem abaixo para acessar tudo isso e muito mais.

#sustentabilidade

#duediligence

#reporting