8 de jun de 20231 min

Centenas de incêndios florestais no Canadá afetam severamente os Estados Unidos

Ontem, cenas como o filme “Mad Max”. Em todo o nordeste dos Estados Unidos, incluindo Washington, DC. Os voos com destino ao aeroporto LaGuardia, em Nova York, foram suspensos. Campeonato de baseball adiado. E a qualidade do ar considerada insalubre.

Tudo devido a centenas de incêndios florestais o Canadá. A fumaça dos incêndios torna o ar laranja pela mesma razão que o ar limpo deixa o céu azul: muitas partículas minúsculas estão no ar e bloqueiam a luz.

Cerca de um ano atrás, maio de 2022, posts semelhantes "Incêndios florestais atingem a Sibéria" e "Iraque atingido por outra tempestade de areia, aeroporto de Bagdá fecha espaço aéreo". E em 2021 "Céu apocalíptico 'apaga' Pequim em pior tempestade de areia em uma década".

Tanto que em novembro de 2022 publicamos "Offsets florestais no caminho dos incêndios florestais".

Voltando a 2023, há poucos dias antecipamos esses incêndios "Pouca água no Canal do Panamá e no México. Incêndios florestais no Canadá". Então, a informação era sobre 100 incêndios florestais no Canadá e agora a CNN indica 414 incêndios, dos quais 239 considerados fora de controle.

A situação é crítica e o governo está até promovendo a página "Prepare-se", incluindo um vídeo "Clima extremo pode atingir rapidamente . Você está pronto?" para instruir a população sobre como responder rapidamente a esse tipo de perigo.

Para o blog da CNN, clique na imagem abaixo , de um post no LinkedIn por Ian Bremmer, presidente do Eurasia Group. Vale também pelos comentários. Aqui um 2o.post com um video. A propósito, António Guterres também postou uma foto da janela de seu escritório na sede das Nações Unidas em Nova York. Ele finaliza: "Não podemos desistir".

#climaterisk

#forest

#canada